A decisão de ter filhos ou não é uma das mais importantes (e em muitos casos uma das mais difíceis!) das nossas vidas. É cada vez mais comum que na correria do dia a dia o pensamento sobre maternidade seja deixado de lado e, às vezes, a passagem do tempo pode dificultar os planos daquelas mulheres que decidem ser mães.
Por esse motivo, o planejamento reprodutivo é tão importante e deve fazer parte do seu seguimento ginecológico.
O que é planejamento reprodutivo?
O planejamento reprodutivo é o momento de refletir sobre o seu desejo ou não de ser mãe. Se você deseja ter filhos, é o momento ideal de pensar em quantos filhos pretende ter e em qual momento da sua vida você planeja engravidar.
O Ginecologista participa desse planejamento com orientações para que ele se realize da forma mais segura possível: tanto para você, quanto para os seus futuros filhos.
Se o seu desejo for evitar gravidez (mesmo que temporariamente), avaliamos diversos fatores para decidirmos pelo método anticoncepcional mais adequado para você.
Decidindo por adiar a gestação, a depender do seu caso, podemos manter o seguimento ginecológico de rotina até você decidir engravidar. Em outros, já podemos conversar sobre a possibilidade de congelamento de óvulos ou de embriões.
Se a sua decisão for engravidar em breve, aproveitamos esse momento para fazer uma avaliação pré-concepcional.
Quer saber mais?
Você tem dúvidas sobre planejamento reprodutivo e quer saber mais como o seguimento ginecológico pode te ajudar? Entre em contato conosco clicando no link abaixo e agende sua consulta. Será um prazer atendê-la!